
“UNLIKE ANY OTHER” (“COMO NENHUM OUTRO” em português) é o slogan escolhido para a apresentação do novo Purosangue. Com o lançamento do primeiro modelo de produção em série com cinco portas, a Ferrari afirma que não é um SUV pois considera-o um “verdadeiro desportivo”, diferente de qualquer potencial rival.
"Eu estou arrepiado. O Purosangue não é um SUV, mas um novo conceito de carro que antes não existia. É um desportivo, como sempre construímos, mas com a característica dos quatro lugares, alto e adaptado também para estradas de terra", disse o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna.
Apesar dos quase 5 metros de comprimento, 2,028 m de largura, uma distância entre eixos de 3,018 m e rodas de 22″ à frente e 23″ atrás, o Purosangue tem um aspeto relativamente compacto: linhas fluídas, frente estreita e traseira curta que lhe conferem o aspeto desportivo tão característico nas criações da Casa de Maranello. As portas traseiras são também uma surpresa distinguindo-se pela abertura invertida automática das portas.
Apesar de tudo isto, os aspetos que concedem a este modelo o título de verdadeiro desportivo são as promessas do potêncial de performance e experiência de condução. A base em alumínio é nova e a arquitetura é idêntica à dos seus desportivos de motor dianteiro: o motor está atrás do eixo dianteiro, em posição longitudinal central dianteira, e a transmissão está montada atrás (transaxle), numa distribuição de 49:51. A caixa de velocidades é uma atualização da automática F1, contando agora com dupla embraiagem e oito relações, com a última a assumir um papel mais estradista e descontraído para as viagens mais longas.
O motor V12 de 6,5 litros, a gasolina, não recorre à sobrealimentação nem à eletrificação para atingir a prometida uma potência máxima de 725 cavalos. Precisa de 3,3s para atingir os 100 km/h e caso se tratasse de um SUV, seria considerado o mais rápido do mundo, chegando aos 310 km/h.
A produção arranca este ano e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2023, no entanto, a política comercial da Ferrari não vai permitir que o Purosangue seja responsável por mais que 20% do total de vendas, mantendo a exclusividade do modelo.